Procon: Magazine Luiza e Tim foram as campeãs em reclamação em 2017

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O Procon de Caçador atua no município visando defender o direito dos consumidores, garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Todos os dias, clientes insatisfeitos procuram o órgão para tirar dúvidas e buscar auxílio quando ocorre o descumprimento dos direitos previstos em Lei.
Em 2017 foram realizados 3.804 atendimentos. Desse montante, a maior parte, que corresponde a 1.348 atendimentos ou 35,44%, foram relacionados a assuntos financeiros. A segunda maior procura, 1.256 atendimentos ou 33,02%, tinham relação com serviços essenciais, como abastecimento de água e energia elétrica, por exemplo. A grande maioria dos atendimentos, 98,03%, são feitos pessoalmente.
Em relação a empresas, no ano passado a Oi (405 atendimentos), Claro (346 atendimentos) e Tim (331 atendimentos) foram as que mais levaram os consumidores a buscarem atendimento no Procon.
No que se refere às reclamações, foram 592, sendo que a maior parte, 241 ou 40,71% foram relacionadas a produtos. Na sequência com 218 reclamações, correspondente a 36,82%, aparecem os serviços financeiros. Dessas reclamações, 76,01% foram resolvidas. As outras 23,99% estão em andamento.
A empresa que recebeu maior número de reclamações foi a loja Magazine Luiza e a empresa de telefonia Tim, com 26 reclamações cada. Em seguida aparece a loja Salfer, com 22 reclamações.
Os estabelecimentos comerciais são o meio de consumo que mais levam os consumidores a buscarem atendimento. Em 2017 60,09% dos atendimentos foram neste sentido.
Os consumidores que buscam o Procon são homens (50,79%) com idades entre 51 a 60 anos (21,71%). O atendimento do Procon é das 13h às 17h e o horário de maior procura é as 14h (23,88%).
Já fui beneficiada pelos servicos do PROCON. Nós consumidores, temos o direito e dever de reclamar!! Bom trabalho a todos!!