Defesa Civil emite nota sobre barragens catarinenses


- 26 de janeiro de 2019.
Brasil, Colunas, Economia, Eventos, Geral, Política, Santa Catarina, Segurança
, , , , , ,

Devido ao rompimento de uma barragem na cidade de Brumadinho, estado de Minas Gerais, que resultou em cerca de 200 pessoas desaparecidas, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota oficial com relação as barragens existentes no estado.

A nota busca tranquilizar os cidadãos catarinenses, citando as diferentes funções das barragens. Enquanto em Brumadinho era usada para depositar resíduos de mineração, em Santa Catarina servem para armazenar a água da chuva por um período de tempo.

Confira a Nota Oficial:
O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil esclarece, em função do caso registrado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, que as barragens de contenção de cheias em Santa Catarina não oferecem risco para a população. São estruturas com finalidades diferentes. Em Brumadinho era utilizada para armazenar resíduos de mineração. Já nossas barragens são utilizadas para conter a água da chuva, por curto espaço de tempo, e assim beneficiar dezenas de milhares de catarinenses. 
Da mesma forma, as estruturas de contenção de cheias de Santa Catarina passam por constante monitorando e manutenção preventiva.
A Defesa Civil de Santa Catarina permanece à disposição dos catarinenses.