Conheça mais sobre o Monge João Maria


- 20 de março de 2019.
Brasil, Geral, Santa Catarina
, , , , , ,

João Maria, foi o nome dado a três monges que percorreram o Sul do Brasil em meados do século 19 e 20, eram conhecidos por possuírem dons de profetizar acontecimentos e curar os enfermos.

João Maria D`Agostini

O primeiro dos monges foi João Maria D´Agostini, um imigrante italiano que nasceu em 1801 na comuna de Sizzano, região do Piemonte italiano. No Brasil ele viveu em Sorocaba (SP) e se mudou para o estado do Rio Grande do Sul residindo de 1844 a 1848 nas cidades de Candelária e Santa Maria. Na região instituiu o culto a Santo Antão que é considerado o pai de todos os monges.

O General Francisco José d’Andréa, conhecido como Barão de Caçapava mandou prender o monge temendo levantes populares e o proibiu de voltar ao Rio Grande do Sul. João Maria se refugiou na cidade de Lapa (Paraná) e posteriormente em Lages, de onde desapareceu e nunca mais foi visto.

Ele deixou o Brasil em peregrinação a diversos países da América, entre eles Argentina, Chile, Bolívia, Peru, México e Canadá e Estado Unidos. Seu corpo está enterrado na fronteira americana com o México na cidade de Mesilla:
Abaixo imagem do túmulo do Monge.

João Maria de Jesus

O segundo monge, João Maria de Jesus surgiu em Santa Catarina e Paraná, havendo registros de sua existência entre 1886 e 1908. Seus métodos de cura através de ervas e águas de fontes e seus conselhos eram bastante semelhantes com os do primeiro monge.

Ele ficou conhecido pela quantidade de bicas que tornou benta e até hoje são procuradas pelas pessoas em busca de milagres.Na época creditavam que ele teria vivido 180 anos como está escrito em um dos seus retratos.

Seu desaparecimento é um mistério até os dias atuais e acredita-se ter ocorrido entre 1900 e 1908.

 

José Maria de Santo Agostinho


José Maria talvez seja o mais conhecido por ser o mais recente dos monges, denominava-se irmão do seu antecessor e o único deles a participar da Guerra do Contestado. Segundo um laudo da policia de Vila de Palma seu nome era Miguel Lucena de Boaventura, um ex-militar, desertor que foi condenado por estupro

Oque diferenciava esse monge dos dois anteriores era que ele não se isolava, mas sim organizava agrupamentos como o acampamento “Quadros Santos”, que era uma guarda formada por 24 homem chamada de “Pares de França”. José Maria de Santo Agostinho criticava durante a República e por isso foi acusado de querer a volta da monarquia.

Na época da disputa de terras entre Santa Catarina e Paraná, o Governo Estadual do Paraná enviou uma força militar para o acampamento “Quadros Santos” chefiada pelo coronel João Gualberto Gomes de Sá. O evento ocasionou a eclosão da Guerra do Contestado e a morte do monge.

Conta a lenda que ele podia andar sobre a água, estar em dois lugares ao mesmo tempo, ficar invisível e conviver em harmonia com os animais.

PROFECIAS

São muitas as profecias realizadas pelos monges, entre elas vale a pena citar as mais conhecidas e que de certa forma se tornaram realidade.

Na época em que a roupa das mulheres era apenas o vestido o monge profetizou “as mulheres tomarão uso da vestimenta dos homens” que era as calças.

“Uma cobra preta cruzará toda a região e engolirá muita gente, por ela só caminhará pés de borracha”. é acreditada essa profecia a construção de ruas asfaltadas.

“Filhos e filhas não obedecerão seus pais, haverá filhos contra os pais e pais contra filhos”.

Haverá uma águia de aço carregando gente” uma possível referência aos aviões.

LENDAS

Na cidade de Hamburgo Velho (RS) o monge foi apedrejado por crianças, ele as perdoou mas profetizou que a cidade seria apedrejada também, dias mais tarde uma forte chuva de granizo caiu no município.

No morro do Taió, o monge falou que nasceria uma cidade onde ele estava, assim se concretizou e hoje é o município de Joaçaba (SC)

Em Lagoa Vermelha, conta-se a história de que o monge fez brotar água de uma pedra apenas batendo com seu cajado.

Acima uma imagem de uma antiga capela do Monge João Maria em Mafra

Fontes:
http://fragmentosdotempo2.blogspot.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/Monge_Jo%C3%A3o_Maria
https://meiooeste.blogspot.com/2015/10/profecias-do-monge-joao-maria.html
https://mundooculto18.blogspot.com
https://www.clickriomafra.com.br/portal/noticias/riomafra/?p=11845