Escolas estaduais recebem R$ 37 milhões para reparos e manutenção


- 30 de janeiro de 2020.
Caçador, Educação, Geral, Política, Santa Catarina

As escolas da rede estadual de ensino contarão com R$ 37 milhões para obras de manutenção durante o primeiro trimestre de 2020. O valor repassado às coordenadorias regionais de Educação a segunda quinzena de janeiro poderá ser usado para reparos na estrutura da escola, troca de telhado, manutenção na fiação elétrica, consertos de vazamento e obras de conservação do prédio, caracterizados como manutenção civil, que não demandam projetos de engenharia.

Os contratos são geridos pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e a execução das obras é feita conforme a necessidade das escolas, tornando o processo mais rápido e simples. As empresas foram contratadas por licitação no segundo semestre de 2019, após a SED avaliar a estrutura das escolas durante os primeiros meses da gestão.

“Essa prática segue a linha do governo, de sermos mais ágeis na resolução dos problemas e das demandas das nossas escolas. Assim que detectarmos a necessidade de intervenção, as empresas são acionadas e os pontos que precisam de manutenção são atendidos. É uma forma eficiente, rápida e prática para que os gestores nos ajudem a cuidar bem das escolas, para o bem-estar dos alunos e professores. Assim podemos colher os melhores resultados para a educação de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O valor liberado é dividido entre 37 contratos em lotes regionais e distribuído de acordo com o número de alunos e unidades de ensino da rede estadual. Para solicitar alguma manutenção, as escolas devem enviar uma solicitação às coordenadorias regionais. O engenheiro fiscal responsável pelo contrato autoriza a obra e a ordem de serviço é emitida em seguida pela SED. Fonte: SECOM